08 novembro, 2008

Mediunidade de Transporte - Parte 3 - A gira de EXU

Na sexta feira eu estava tão exausta que andar de um cômodo a outro da casa era um suplício! Mas eu precisava estar bem para a Gira de Exu, até porque sabia que eles me ajudariam a resolver o caso.

Comi alguma coisa forçada, pois não tinha fome. Nem passei a roupa do centro tamanho o desânimo. Tomei meu banho de ervas e saí, tomando um táxi até lá, pois não aguentaria andar....

Contei o acontecido a minha madrinha que falou para que eu levasse os dados do cara na segunda para a mesa.

Me troquei para começar a gira que, eu sabia, não seria fácil.

A gira começou e de cara veio o caboclo quimbandeiro me limpar e em seguida a cabocla, que descobri ser de Iansã. Ela me rodou tanto que os demais médiuns ficaram preocupados. O resto da primeira parte da gira seguiu normal.

Na segunda parte, gira de Exu, é que a coisa ficou complicada. Minha Pomba Gira veio, e tava tentando firmar, tentando firmar até que chamou outra Pomba Gira da casa e pediu ajuda em um "trabalho". A Pomba gira aceitou e foram até a tronqueira, conversando: "esse mano precisa de algo mais firme pra seguir" - disse a minha Pomba Gira. "Ele tem muita raiva, ?" - falou a outra. "Raiva de tudo, até de quem quer ajudar" -Respondeu a minha Pomba Gira -" ele tá aqui encostado e não quer ir não".

Coisa de 5 minutos depois desta conversa, eu sinto ele.... ele veio, incorporou e pude notar todo desespero dele em estar ali, e toda a raiva como se tivessem tirando dele a única coisa que lhe restava - a vingança e a liberdade de poder se vingar. Era desesperador o tamanho da dor que aquele sujeito sentia. quando a Pomba Gira (da casa) começou a falar pra ele seguir e a me limpar com pinga, ele começou a berrar. Depois disso eu lembro das coisas de forma remota, lembro que eu caí e não tinha forças pra levantar e que depois de jogarem pinga formando um círculo a minha volta conseguiram tirar aquilo de mim. Meu padrinho me ajudou a levantar, ainda muito tonta do que tinha acontecido, e chamou o meu EXU de cemitério. Este exu a primeira vez que veio eu achei que fosse obcessor, tive medo. Mas desta vez, foi ele quem me limpou e que me recompôs as energias para prosseguir os trabalhos.
Em seguida a Pomba Gira que ajudou veio verificar como eu estava, eu estava melhor, mas ainda atônita e assustada e respondi: "minha Pomba Gira disse que me limparia, agora eu quero ver!"

Coloquei de volta seus grampos e ela veio e pegou a rosa vermelha que eu trouxe pra ela. Dançou riu e foi passando a Rosa em mim da cabeça aos pés. Dançou muito, riu muito, andou muito.... quando vi a rosa estava preta e carcomida. Ela tirou as pétalas ruins e jogou fora, pediu para outra Pomba Gira molhar a rosa com champagne e tornou a me dar passes, e passava a rosa na minha nuca, nas costas, na cabeça no peito e dançava e Ria.... e novamente a rosa estava Preta e carcomida. Ela jogou fora a rosa.

Em seguida, as pessoas da casa distribuem pipoca para que seja feito um descarrego. Ela pegou o seu punhado e passou pelo meu corpo e depois jogou fora, na direção da túia que queimava.

Ainda dançou um pouco mais e depois pediu a Pomba Gira que lavasse as mãos dela para que ela me desse o passe que equilibraria minhas energias. Me deu o passe e se foi, me deixando BEM.

Para encerrar os trabalhos, veio o EXU de cemitério que me levou até a firmeza de Omulú para descarregar o que ainda faltava. Meu padrinho acompanhou ele dando orientações, para limpar tudo e me deixar bem. Quando ele se foi eu estava ótima. Muito melhor do que quando cheguei, parecia que eu tinha perdido 15 quilos de tão leve.

O encerramento da gira foi bem mais leve que pensei que seria e ao vir meu Preto Velho, ele veio rindo, dizendo que eu tinha me saído muito bem! Que era pra que eu me habituasse, porque era para isso que eu estava ali....

Nenhum comentário: