30 maio, 2008

Quadro """Especulações Metafísicas""" sobre a umbanda

Olá a todos!

Primeiro devo explicar esses quase 2 meses de ausência: "trabalho, trabalho, trabalho!". Explicado!

Em meio a isso, não deixei de pensar sobre alguns aspectos nas horas vagas.... aspectos bem interessantes os quais, de forma especulativa, pretendo abordar aqui.

Gostaria de avisar aos navegantes que, apesar do apelo a "simplicidade" da religião, que é fato, nem sempre os que ela praticam possuem essa simplicidade. É o meu caso. Explicando melhor isso, eu poderia citar Sto. Agostinho ao falar do tempo. Ele diz mais ou menos isso: "Quando eu não penso no tempo, eu sei o que ele é. Mas se me perguntam o que é o tempo, eu não sei explicar."

Algo parecido acontece com o praticante da umbanda: Ele sente as energias e as reconhece, mas se perguntam sobre elas, ele se embanana todo pra responder. E é nesse momento que entram as especulações, onde, cada um busca uma analogia no que lhe é mais fácil de entender racionalmente. O mais simples buscará respostas simples. Já outros buscarão em outros lugares explicações não tão simples, ou até mesmo, buscarão relações complexas, filosóficas, usando de analogia com teorias pouco convencionais.

Bom, eu me situo no último caso! Pois sempre prezei uma boa formação intelectual e cultural.

Ainda anos antes da umbanda estudei, como forma de busca, algumas coiisas sobre cormoterapia, cristais, meditação oriental, principlamente hinduísmo, que sempre me chamou particular atenção. Também li, e ainda leio muito sobre filosofia, a qual dedico a maior parte do meu tempo.
Tempo suficiente para saber e AVISAR aos que, por acaso, venham ler minhas especulações, que NADA DISSO implica uma verdade de fatos. Mas só pontos interessantes para uma reflexão.

A umbanda é, sempre foi e continuará sendo aquilo o que cada praticante particular sente em seu interior....

Para encerrar, cito um NOBRE amigo, um caboclo: Se você quer uma resposta para suas questões, estas estão dentro de você. Apenas você mesmo poderá achar a resposta que deseja! Nada do que digam a você será resposta. Se você quer respostas, pare de olhar para fora e busque dentro de você, porque é ali que elas estão!

Nenhum comentário: